Hora de Mudar - Desafios AAR para o próximo Governo
Reflexão prévia
O que tivemos nos últimos 8 anos – Com PS não há sinais nem de mudança nem arrependimento
Agricultura não é tema na Campanha Eleitoral apesar de todas as ondas de protesto e indignação.
Ponto em que estamos – Apoio de Organismos do Estado
– Organismo de Gestão dos Fundos Comunitários
IFAP - Instituto de Financiamento de Agricultura e Pescas, IP
O poder dos milhões. Administração de nomeação política do poder instalado que pode ser motor de desenvolvimento e dinamização do Setor, mas também força de bloqueio e condicionamento de contestação.
Organismo impune e por vezes indiferente a obrigações e compromissos assumidos pelas Direções Regionais.
Quando contestados, apontam tribunais mesmo que a sua razão seja nula ou muito duvidosa!!!
– Organismos distantes com poder de Gestão de território que são travão ao desenvolvimento - sem proximidade, conhecimento, responsabilidade e meios adequados de resposta, assumem uma postura defensiva e descomprometida, refugiando-se em proibições sem fundamento e/ou Plataformas informáticas sem ligação à realidade, impedem licenciamentos necessários por tudo e por nada.
– Organismos de proximidade – Direções Regionais – desautorizados, sem apoio e agora integrados em reforma cega.
Destaque Ribatejo – Dir. Regional/ DRAPLVT integrada na CCDRLVT a 1 de Março !!! - Com PS não há mudança
Sendo reativadas, modernizadas e com poderes e autonomia de ação, poderão ser a Estrutura de proximidade mais preparada para trabalho de equipa com Agricultores.
Nota importante – AAR quer deixar mais uma mensagem de agradecimento e apoio aos Ex?? Funcionários da DRAPLVT agora dispensados ou demitidos. MUITO OBRIGADO
Para além da irresponsabilidade do timing e da atabalhoada passagem de funções, a decretada e imposta reforma cega, descarta as PESSOAS de uma forma que nos envergonha como País, que se diz em regime democrata, mas que não respeita as mínimas regras de respeito institucional e humano.
É fundamental que o próximo Governo de Portugal apoie o Mundo Rural e a Agricultura Nacional – só assim poderemos desenvolver de forma coesa o nosso País.
A Direção da AAR deixa “caderno de encargos“ para o próximo Governo com 5 prioridades que entende como fundamentais para inverter a situação em que estamos. [ Clique para saber + ]
Fica o nosso compromisso – de o termos presente durante a próxima legislatura , seja qual for o resultado das eleições de 10 Março.
Para mudar é preciso votar – não faltemos
Vivam os Agricultores de Portugal!
A Direção da Associação dos Agricultores do Ribatejo